segunda-feira, 22 de junho de 2009

SETE PASSOS PARA O SUCESSO por John C. Maxwell

1. Faça o compromisso de crescer diariamente. Um dos erros maiores que as pessoas cometem é ter o enfoque equivocado (errado). O sucesso não chega por adquirir, conseguir ou avançar. Chega somente como resultado do crescimento. Se faz com que a sua meta seja crescer um pouco todas os dias, não passará muito tempo antes de começar a ver resultados positivos na sua vida. O poeta Robert Browning disse: " O que fazemos na terra se não estivermos a crescer?" Outro grande homem disse: ""Gaste as notas que tem na carteira na sua mente, e a sua mente encherá de notas a sua carteira."

2. Valorize mais o processo que os eventos. Os eventos específicos da vida são bons para tomar decisões, mas é o processo de mudança e crescimento que tem valor perdurável. Se você quer passar ao seguinte nível, lute por melhorar continuamente. Atreva-se a desfrutar do processo, assim como uma arvore começa tão-somente com uma semente, e é necessário o seu crescimento para a obtenção do seu fruto, assim também a sua vida necessita madurar no dia a dia, se quer estar preparado para o momento em que cheguem os grandes desafios.

3. Não espere inspiração. O grande basquetebolista Jerry West: não poderá conseguir muito na vida se somente trabalha nos dias que se sente bem. As pessoas que chegam longe motivam-se a si próprias e dão o melhor delas, não importando o como se sentem. Assuma o desafio de vencer as suas emoções diariamente, realizando alguma tarefa que não deseja fazer, e conhecerá a grande recompensa da perseverança, recorde: " Não deixe que as suas acções sigam os seus sentimentos, faça que os seus sentimentos sigam as suas acções."

4. Esteja disposto a sacrificar o prazer pela oportunidade. Uma das lições mais importantes que aprendi dos meus pais é o princípio de pague agora; desfrute depois. Por tudo na vida há que pagar um preço. Você decide se o pagará ao princípio ou ao final. Se paga ao princípio, então desfrutará de enormes recompensa no final... e essas recompensas sabem muito melhor.

5. Sonhe em grande. Não vale a pena sonhar pequeno Robert J. Kriegel e Louis Pattler, autores de (Se não está roto, rompa-o), asseguram: "Não temos nem um indicio de quais são os limites das pessoas. As provas, os cronómetros e as linhas de chegadas em todo o mundo não podem medir o potencial humano." Quando alguém anda em busca do seu sonho, ultrapassará as suas aparentes limitações. O potencial que existe dentro de nós é ilimitado e sumamente inexplorado. Quando você pensa em limites, então os cria.

6. Estabeleça suas prioridades. Algo que têm em comum todas as pessoas bem sucedidas é que dominam a destreza de manejar bem o seu tempo. O primeiro e mais importante, é que se tem organizado a si mesmas. Henry Kaiser, fundador de Kaiser Aluminum e Kaiser Permanente Healt Care, diz: "Cada minuto poupado em planificação, poupar-lhe-á dois em execução." Nunca recuperará o tempo perdido. Por isso, deve tirar o máximo proveito de cada momento.

7. Sacrifique para crescer. Não se consegue nada de valor sem sacrifícios. A vida está cheia de momentos críticos nos que terá a oportunidade de mudar uma coisa que valora por outra. Espere esses momentos com os olhos abertos e assegure-se sempre de mudar para bem, não para mal.

Se seguir estes sete passos então ira melhorando e terá sucesso. Talvez o seu crescimento não seja repentinamente muito óbvio para outros, mas você verá o seu progresso quase de imediato. Ainda que o reconhecimento dos outros poderá chegar com muita lentidão, não desanime. Continue esforçando-se e ao final triunfará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário