segunda-feira, 22 de junho de 2009

Tecendo a própria história

Aulas de tear estão fazendo com que mulheres carentes de Curitiba aprendam mais do que uma nova atividade manual. A melhora da autoestima e a confiança no futuro são outras lições desta trama

Algumas realidades não são fáceis de ser encaradas. O cotidiano em comunidades carentes, com situações de violência – que muitas vezes envolvem parentes – provocam medo e angústia.

Participar de sessões de terapia para conversar sobre essa realidade seria um luxo inimaginável para algumas mulheres que participam de um projeto em cinco regiões da periferia de Curitiba. Mas é o que elas têm feito, de uma forma muito delicada. Por meio de aulas de tear e contação de histórias estão conseguindo refletir sobre a própria vida e descobrir saídas para as suas angústias.

 / Meire Martins redescobriu a alegria com as lãs Ampliar imagem

Meire Martins redescobriu a alegria com as lãs

As aulas de tear são realizadas em cinco centros de referência em assistência social, os CRAS. São organizadas pela Associação Paranaense de Terapia Familiar (APRTF) com o apoio da Fundação de Assistência Social (FAS) do município.

As alunas chegam, escolhem as cores da linha e preparam o tear. Depois de um tempo, a aula é interrompida para que se conte uma história, como a de uma moça que trocou com uma bruxa os longos cabelos, o brilho dos olhos e os dentes por potes de porcelana. Sem ter alegria, ela volta para tentar recuperar seus bens e sua dignidade. Por trás desses contos estão temas como respeito, ética, esperança e solidariedade, sempre embalados por fadas, princesas, bruxas e castelos. São histórias de mundos distantes e fantasiosos, mas que sempre remetem a uma situação próxima. “O conto apresenta uma saída no final. São temas para se pensar e sempre escolhidos com elementos da realidade dessas pessoas”, diz a psicóloga Denise Kopp Zugman, presidente da APRTF. Dessa forma, os temas são apresentados sem serem diretamente falados. E os comentários aparecem naturalmente entre as participantes.

A escolha das linhas e lãs é outro sinal do resultado da terapia. Segundo as organizadoras, uma das alunas sempre escolhia a cor preta para tecer. Tinha dois filhos em abrigos e seu destino parecia realmente negro. “Com o tempo, refletindo conosco sobre a realidade dela, passou a colocar algumas cores. No começo ainda escuras, até que apareceu um pink. Foi quando ela disse: ‘sabe de uma coisa, posso tecer com a cor que eu quiser’. Ela passou a ter perspectiva, a abrir o olhar”, conta a psicóloga Tereza Beatriz Vidinich, a contadora de história no CRAS Rio Bonito, em Campo do Santana.

A auxiliar de serviços gerais Meire Martins, 49 anos, parou de trabalhar há um ano depois do diagnóstico de depressão. Há três semanas começou a participar das aulas de tear no CRAS Rio Bonito e de um jeito simples explica essa vivência. “Estou tendo conhecimento, conversando com as pessoas e escutando histórias. Já estou me sentindo bem melhor e quero voltar a trabalhar”, diz.

A empregada doméstica Norma Teixeira de Souza, 48 anos, está fazendo do tear um complemento para a renda da família. Começou as aulas há seis meses e no último mês vendeu três cachecois. Comprou seu próprio tear, mas continua frequentando as aulas. “Achei que nunca conseguiria fazer nada. Me dava nervoso, mas com paciência consegui aprender. Quando se faz o que se gosta, não fica difícil”, diz.

A convivência e o aprendizado faz com que essas mulheres resgatem a autoestima e percebam que podem ir além. “Somente o tear ou apenas o conto não trariam o efeito desejado. São os dois juntos, a reflexão e a atividade, que mostram para elas que podem ir além, trabalhando com uma conquista concreta”, diz Denise. O projeto, iniciado em Curitiba há três anos, será implantado em Porto Alegre (RS), nos mesmos moldes do aplicado aqui.

Até agora passaram pelo projeto 270 mulheres. Mais do que números, o balanço feito pelos organizadores nesses três anos é de que as atividades melhoram a autoestima, ajudam no estreitamento dos vínculos familiares e na diminuição da tristeza dessas mulheres tão maltratadas pela vida.

Serviço

Mais informações sobre o projeto Tecendo Redes, acesse o site www.aprtf.com.br e entre no espaço APRTF em Ação.

Biblioteca Britânica põe 200 anos de jornais na internet


Enquanto o fim da imprensa como a conhecemos é discutido, a Biblioteca Britânica une o analógico ao digital e inaugura na internet um acervo com 200 anos de jornais, mais de 2 milhões de páginas digitalizadas, para consulta pública. Porém, consultar esse arquivo não é gratuito.

A busca não custa nada, mas o número de 100 downloads em 24 horas custa US$ 11,40, enquanto 200 downloads por um período de sete dias valem US$ 16,30, numa espécie de "pay-per-view" dos jornais digitais.

"O serviço 'Pague o que usa' vai permitir a usuários de todo o Reino Unido que não queiram vir até nossas salas de leitura em Londres e Yorkshire um aprofundamento nesse inigualável recurso online", disse Simon Bell, da Biblioteca Britânica, ao site TechRadar UK.

O acervo, uma parceria entre a Biblioteca Britânica, Joint Information Systems e a Gale será uma fonte riquíssima e útil tanto para historiadores quanto para jornalistas e aqueles que estão à procura de seus ancestrais.

"Há um enorme interesse por um acesso mais amplo a esse tipo de recurso, que já é muito bem utilizado pela Readers na Biblioteca Britânica e por pessoas do Ensino Superior", explicou Bell ao site IT PRO.

O site "Britsh Newspapers 1800-1900" é simples, e sua abertura mostra uma caixa de busca básica, um destaque e uma linha do tempo interessante, que marca os principais momentos da história e, quando um fato é clicado, leva aos jornais da época que continham a notícia.

São dezenas de títulos diferentes, como o Examiner, o Daily News e o Birmingham Daily Post. Também é possível realizar uma busca de jornais de acordo com uma região do país.

Para acessá-lo, basta entrar no endereço newspapers.bl.uk/blcs. Os arquivos ilustrados The Graphic e The Penny são gratuitos para demonstração do serviço.

Geek


fonte: www.terra.com.br

SETE PASSOS PARA O SUCESSO por John C. Maxwell

1. Faça o compromisso de crescer diariamente. Um dos erros maiores que as pessoas cometem é ter o enfoque equivocado (errado). O sucesso não chega por adquirir, conseguir ou avançar. Chega somente como resultado do crescimento. Se faz com que a sua meta seja crescer um pouco todas os dias, não passará muito tempo antes de começar a ver resultados positivos na sua vida. O poeta Robert Browning disse: " O que fazemos na terra se não estivermos a crescer?" Outro grande homem disse: ""Gaste as notas que tem na carteira na sua mente, e a sua mente encherá de notas a sua carteira."

2. Valorize mais o processo que os eventos. Os eventos específicos da vida são bons para tomar decisões, mas é o processo de mudança e crescimento que tem valor perdurável. Se você quer passar ao seguinte nível, lute por melhorar continuamente. Atreva-se a desfrutar do processo, assim como uma arvore começa tão-somente com uma semente, e é necessário o seu crescimento para a obtenção do seu fruto, assim também a sua vida necessita madurar no dia a dia, se quer estar preparado para o momento em que cheguem os grandes desafios.

3. Não espere inspiração. O grande basquetebolista Jerry West: não poderá conseguir muito na vida se somente trabalha nos dias que se sente bem. As pessoas que chegam longe motivam-se a si próprias e dão o melhor delas, não importando o como se sentem. Assuma o desafio de vencer as suas emoções diariamente, realizando alguma tarefa que não deseja fazer, e conhecerá a grande recompensa da perseverança, recorde: " Não deixe que as suas acções sigam os seus sentimentos, faça que os seus sentimentos sigam as suas acções."

4. Esteja disposto a sacrificar o prazer pela oportunidade. Uma das lições mais importantes que aprendi dos meus pais é o princípio de pague agora; desfrute depois. Por tudo na vida há que pagar um preço. Você decide se o pagará ao princípio ou ao final. Se paga ao princípio, então desfrutará de enormes recompensa no final... e essas recompensas sabem muito melhor.

5. Sonhe em grande. Não vale a pena sonhar pequeno Robert J. Kriegel e Louis Pattler, autores de (Se não está roto, rompa-o), asseguram: "Não temos nem um indicio de quais são os limites das pessoas. As provas, os cronómetros e as linhas de chegadas em todo o mundo não podem medir o potencial humano." Quando alguém anda em busca do seu sonho, ultrapassará as suas aparentes limitações. O potencial que existe dentro de nós é ilimitado e sumamente inexplorado. Quando você pensa em limites, então os cria.

6. Estabeleça suas prioridades. Algo que têm em comum todas as pessoas bem sucedidas é que dominam a destreza de manejar bem o seu tempo. O primeiro e mais importante, é que se tem organizado a si mesmas. Henry Kaiser, fundador de Kaiser Aluminum e Kaiser Permanente Healt Care, diz: "Cada minuto poupado em planificação, poupar-lhe-á dois em execução." Nunca recuperará o tempo perdido. Por isso, deve tirar o máximo proveito de cada momento.

7. Sacrifique para crescer. Não se consegue nada de valor sem sacrifícios. A vida está cheia de momentos críticos nos que terá a oportunidade de mudar uma coisa que valora por outra. Espere esses momentos com os olhos abertos e assegure-se sempre de mudar para bem, não para mal.

Se seguir estes sete passos então ira melhorando e terá sucesso. Talvez o seu crescimento não seja repentinamente muito óbvio para outros, mas você verá o seu progresso quase de imediato. Ainda que o reconhecimento dos outros poderá chegar com muita lentidão, não desanime. Continue esforçando-se e ao final triunfará.